top of page

O consulting online cresceu!

  • jsrodrigues
  • 14 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de abr. de 2023


consulting online

As ideias são como as palavras do poeta: alguém pensa nelas, dá-lhes um sentido e escreve-as. Depois, outros apropriam-se delas dando-lhes os sentidos que mais sentido fazem nos seus contextos existenciais. E uma ideia transforma-se num mundo novo que não desvirtua, antes enriquece, os propósitos iniciais.

Vem isto a propósito do consulting online. Concebido para dar resposta a pedidos de apoio de diretores que conhecia e que se sentiam cada vez mais sozinhos no momento de decidir, fui prestando esse apoio nestas condições: o diretor expunha por correio eletrónico a situação que tinha para resolver (por vezes o processo tinha início num telefonema), eu pedia o envio por correio eletrónico dos dados concretos associados ao processo (esclarecimento de algum detalhe da situação concreta, cartas, requerimentos, impressos, formulários, ofícios, etc.) e terminava o processo com o envio por correio eletrónico de uma proposta de decisão. Tudo na maior discrição.

Com o tempo, fui dando cada vez maior importância à explicação e fundamentação legal dos caminhos e das soluções que propunha, consciente de que assim prestava um melhor serviço de capacitação, ou seja, formava para a autonomia.

No início esta metodologia de consultoria centrava-se nas questões que tratava diretamente quando estava na administração educativa: carreira docente, avaliação de desempenho (ADD e SIADAP) e regime de autonomia, administração e gestão escolar. Com o tempo, o campo de ação foi-se alargando e hoje colocam-me questões muito diversas: faltas e férias de pessoal docente e não docente; regime geral de segurança social e regime de proteção social convergente; matrículas, transferências e equivalências de alunos vindos do estrangeiro; acumulação de funções de docentes e não docentes; problemas decorrentes das ausências de longa duração por doença; acidentes de trabalho; aplicação de normas gerais do código do procedimento administrativo; procedimentos de compras públicas; entre outras.

No início trabalhei com diretores de quem sou amigo, pro bono, num caso ou noutro em que queriam ouvir a minha opinião; hoje, dando resposta a sugestões e pedidos de um apoio mais frequente, contratualizo este trabalho anual com escolas onde presto apoio como amigo crítico em processos de autoavaliação, em processos de melhoria ou em processos de reorganização interna (reformulação de projetos educativos e regulamentos internos), mas também em escolas onde só presto este serviço de consultoria.

No início este trabalho apoiava diretamente os diretores no momento em que estes eram chamados a decidir; hoje, com cada vez maior frequência, sou chamado a interagir diretamente com o coordenador técnico (enviando toda a troca de correspondência com conhecimento ao diretor) poupando muito trabalho de pesquisa e estudo de matérias aos diretores e seus adjuntos que, assim, ficam mais disponíveis para outras necessidades da escola.

E, assim, a criação cresceu para além do imaginado pelo criador, entrando numa fase de consolidação da ambição de chegar a mais e mais escolas; afinal, a missão do projeto Consultoria em Administração Escolar é ir ao encontro das necessidades das escolas, apoiando-as! E neste projeto, apoiar é estar ao lado nos momentos de pensar, de ouvir, de conceber, de reestruturar, mas também nos momentos de fazer, fazer propostas de alternativas para o diretor decidir.


 
 
 

Comments


© 2015 João Sérgio M. Rodrigues com Wix.com

bottom of page