Metodologias ajustadas às necessidades



Consulting
A consultoria escolar é tipicamente realizada através do desempenho de funções de amigo crítico em processos de desenvolvimento organizacional e/ ou da animação de grupos de trabalho internos dedicados a um domínio da administração e organização escolar.
A consultoria tem início numa reunião entre o diretor e o consultor em que se explicitam o objeto de trabalho e o objetivo central da consultoria que a escola contrata.
Clarificam-se os desafios prioritários. Formulam-se objetivos para cada trabalho a desenvolver. Apresentam-se as pessoas que vão interagir. Estabelece-se uma metodologia de trabalho.
A consultoria visita a escola, normalmente seis vezes por ano, para reunir com o diretor e/ ou com as equipas e mantém com todos um canal de comunicação eletrónica permanente e ilimitado para troca de informações, orientações e documentos em construção.
Por vezes, pode fazer sentido constituir um focus group para identificar ideias, aspirações, sugestões e reações dos participantes relativamente a um determinado plano, ação ou projeto.
O trabalho realizado é sistematicamente reportado ao diretor que, assim, conserva o poder de direção das suas equipas.
Consulting online
A consultoria na metodologia de consulting online funciona como retaguarda de apoio ao diretor, consistindo em apoio técnico para a superação de dificuldades surgidas nos processos técnico-pedagógicos da administração e organização escolar.
Nesta metodologia toda a consultoria é realizada através do canal de comunicação eletrónica que fica disponível durante o ano contratado.
Nas questões mais complexas do dia a dia, o consulting online coloca-se ao lado do diretor (e muitas vezes do coordenador técnico ou do presidente do conselho geral) analisando o problema à luz da lei e apontando linhas de ação. Nestes casos, procuramos dar respostas tão rápidas quanto possível, normalmente em menos de 6 horas.
Noutras ocasiões, a escola está a desenvolver um processo interno de construção ou revisão de documentos de organização escolar e precisa de um olhar externo e experiente que lance alertas ou apresente sugestões sobre documentos estruturantes (projeto educativo, regulamento interno, plano de atividades, contrato de autonomia, projeto TEIP) ou sobre documentos organizadores (regulamentos específicos de funcionamento, regimentos de órgãos colegiais, critérios de avaliação ou de classificação, normas ou orientações internas). Nestes casos, o apoio estende-se ao Diretor e às equipas internas e mantém-se até à aprovação final dos documentos.