Consulting online: uma metodologia de apoio
- jsrodrigues
- 14 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Consulting online: uma metodologia de apoio com enorme sucesso e com experiência e qualidade sempre reconhecidas.
Há cerca de dez anos comecei a desenvolver um trabalho de apoio às escolas simultaneamente formativo, personalizado e não presencial que ainda hoje mantenho sob a designação de consulting online.
Na altura em que esta metodologia de trabalho foi adotada, logo passou a ser vista pelas escolas como uma voz fiável, mas também como uma voz formativa que explicava e fundamentava as orientações que oferecia. Rapidamente percebi que os textos que dirigia a uma escola circulavam muito para além do núcleo de escolas que apoiava - certamente por via de partilhas que os diretores faziam no âmbito dos seus conhecimentos pessoais, e chegavam a escolas dos distritos do Porto, Viana do Castelo e Vila Real, para além de escolas do distrito de Braga que não estavam no âmbito de atuação da minha equipa.
Quando deixei de trabalhar na administração educativa continuei a ser procurado por muitas escolas em busca deste tipo de apoio, o que me levou a integrar esta metodologia de trabalho no projeto Consultoria em Administração Escolar. Os protocolos de colaboração para este tipo de trabalho tanto complementam outros domínios de apoio (sobretudo autoavaliação, planos de melhoria, reformulação de projetos educativos e regulamentos internos, planos de supervisão pedagógica), como existem isoladamente. De facto, há escolas que usufruem do apoio de um "amigo crítico" há vários anos e não veem razão para o substituir, mas o apoio que é dado pelo consulting online não tem paralelo noutras iniciativas ou projetos.
O consulting online, hoje, já não é uma voz da administração educativa, mas continua a ser um apoio muito apreciado pelas escolas que o recebem. Os casos concretos que apresentam para consulta continuam a ser objeto de análise cuidada e a merecer uma resposta extensiva, formativa e fundamentada.
E a sua escola tem o apoio de que necessita?
Quantas vezes se sentiu só para resolver questões relacionadas com o código de procedimento administrativo, o código dos contratos públicos (compras públicas), a lei geral do trabalho em funções públicas, a proteção social nos seus diferentes regimes, o orçamento do Estado, etc.?
E em questões do domínio técnico-pedagógico, quantas vezes não sentiu necessidade de ouvir outras opiniões e outras experiências?
A propósito… esta já não é, de facto, uma voz da administração, mas continua ser uma voz ouvida para ajudar a pensar e a descobrir caminhos claros no meio do novelo que o legislador tece…
Comentarios